Home > Notícias e Destaques > CEI Camélias > Quebra-cabeça, pintura e passeio
Quebra-cabeça com foto
As crianças do Minigrupo II A realizaram a vivência “Quebra-cabeça com foto” no dia 29 de novembro de 2021. Seu principal objetivo era fazer com que as crianças se reconhecessem e se apropriassem de sua identidade.
Uma das grandes conquistas dos pequenos em seu processo de desenvolvimento é a construção de sua identidade. E cada criança vai se constituindo como alguém com o seu modo próprio de agir, de sentir e de pensar, e isso se dá na interação com os demais e com o meio em que ela vive.
Enquanto realizavam a experiência, foi possível observar como se reconhecem e conseguem identificar suas características e os detalhes uns dos outros.
Pintura com cascas de ovos
Já no dia 25 de novembro, as professoras Alline Lisboa e Genilda Alves realizaram a vivência “Pintura com cascas de ovos com tinta” junto com os Minigrupos II A/B, a fim de ampliar e desenvolver as habilidades motoras, a criatividade e a imaginação das crianças, proporcionando novas possibilidades de pintura com materiais de seu cotidiano.
Para a atividade, foi disponibilizada tinta guache de diversas cores dentro das cascas de ovos. As crianças foram estimuladas a lançar as cascas em uma cartolina presa na parede, formando pinturas após a “explosão” das cascas.
“O que mais chamou atenção nessa proposta foi a alegria que as crianças demonstraram ao realizar a vivência. A cada ovo lançado e estourado, espalhando tinta para todos os lados, se ouvia várias gargalhadas”, mencionou a professora Alline. Segundo a professora Genilda, “foi um momento muito divertido, prazeroso e de aprendizado. Quando veem ovos em seu horário de almoço, a turma se lembra da vivência e comenta a respeito".
Em busca do formigueiro
Os Minigrupos I C/D, por sua vez, participaram de uma atividade na área externa do Centro de Educação Infantil (CEI) Camélias: um passeio em busca de formigas, inseto que faz parte do projeto “Fazendo arte no mundo dos animais”. O tema foi trabalhado com as crianças visando interesses e curiosidades com a intenção de proporcionar momentos instigantes e divertidos.
A vivência contou com o uso de lupas para garantir melhor observação. Foi com entusiasmo e alegria que as crianças correram, agacharam, sentaram e até deitaram no chão em busca dos insetos. Após descobrirem alguns formigueiros, as professoras coletaram terra e formigas com a ajuda das crianças, colocando-as em um vidro para a construção de um formigueiro que ficará na sala da turminha, que acompanhará o habitat deste inseto.
A experimentação trará um aprendizado fascinante, pois os pequenos entenderão como vivem as formigas e terão a visão delas construindo túneis e caminhos intricados por onde percorrerão.
Gostaria de ser voluntário na SBSC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A SBSC tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para administração de 12 CEIs. Nosso objetivo é garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens.